A campanha Xô Mosquito 2018

A campanha Cidadã “Xô Mosquito” é uma iniciativa dos Biólogos do DF. A ASSBIO-DF e o SINDBIO-DF, juntos com grandes parceiros como a EMBRAPA, o CRBio4 e o CFBio realizaram uma campanha padrão para o delineamento e execução de um plano cidadão para o controle do mosquito A. aegypti na CIDADE ESTRUTURAL-DF.

 

  • Instituição executora

 Associação dos Biólogos do Distrito Federal (ASSBIO-DF).

 

  • Instituições de Apoio

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, CFBio, CRBio 04, Administração Regional do SCIA, Coordenação Regional de Ensino do Guará

 

  • Coordenação
  • Caroline de Andrade Bezerra- CRBio 104548/04-D 
  • Aline da Fonseca Sobrino: CRBio 080017/04-D 
  • Gildemar José Bezerra Crispim : CRBio 049239/04-D
  • Rose Gomes Monnerat Solon de Pontes: CRBio 002822/04-D
  • Adilson Amaral Werneck 
  • Maria das Dôres Vale Medeiros 
  • Leonardo Lima Pepino de Macedo: CRBio 076397/04-D
  • Marina Jurado Vicente: CRBio 104549/04-D 
  • Objetivos:

Reduzir os índices de infestação do mosquito Aedes aegypti através de medidas socioeducativas com a comunidade, eliminação física de criadouros e tratamento dos criadouros permanentes com inseticidas biológicos.

 

Apresentação da campanha Xô Mosquito com As mulheres da Cidade Estrutural

Campanha Xô mosquito nas escolas da Cidade Estrutural

Primeiras reuniões com as Coordenadoras e diretoras das escolas- Apresentação e planejamento

Abertura da Gincana Xô mosquito

         As escolas da cidade Estrutural de ensino fundamental foram contatadas e questionadas sobre o seu interesse, bem como do seu corpo docente, em participar da gincana Xô mosquito. As escolas se prepararam e apresentaram no dia da abertura da Gincana, 15 de agosto de 2015, os jingles e os gritos de guerra preparados por cada turma. A abertura foi realizada no centro Olímpico da Estrutural, e contou com mais de 600 crianças tanto das escolas participantes, como as crianças que frequentam o Centro Olímpico. Foram realizadas diversas atividades como apresentação do teatro da DIVAL (Diretoria de Vigilância Ambiental – da Secretaria da Saúde do DF), apresentação da equipe de ginástica olímpica de alto rendimento do Centro Olímpico, além de uma chuva de balões no final da cerimônia de abertura. Participaram neste dia 35 voluntários, desde biólogos, estudantes de biologia e representantes da comunidade. Estiveram presentes também os representantes do CRBio-04, do CFBio e da Embrapa. 

Atividade Caça-mosquito

         A atividade caça-mosquito foi planejada para absorver metodologias educacionais modernas, como a gamificação. Nesta metodologia, atividades realizadas com sucesso são bonificadas com pontos. Também foram incrementadas nesta atividade a tecnologia de comunicação via aplicativo de Whatsapp, o conjunto de metodologias foram agrupadas nesta inovadora tecnologia social visando o combate ao A. aegypti. Foi realizado um intensivo trabalho de divulgação e mobilização dos alunos para que os seus pais também aderissem ao projeto. Os pais e os alunos juntos foram capazes de mobilizar a sua vizinhança, além de divulgar o projeto tanto na comunidade quanto em redes sociais. Foram ainda capazes de identificar e notificar a coordenação da campanha Xô mosquito com relação a presença de criadouros e em muitos dos casos, eliminaram esses criadouros.

Festa de Encerramento e entrega dos prêmios

          No dia 04 de dezembro 2018, alunos das equipes vencedoras da gincana Xô mosquito das 4 escolas participantes participaram de um passeio-prêmio no parque aquático Bay Park, em Brasília, DF. Neste dia também foram entregues os prêmios aos alunos destaques (celular 3Gb de RAM 32GB/ Bicicletas), aos professores e aos coordenadores (Passagem aérea para o premiado e acompanhante, translado e 3 diárias no Gran Hotel Stela Maris em Salvador-BA)

Considerações Finais

       A campanha XÔ MOSQUITO em 2018 focou na comunidade escolar da Cidade Estrutural-DF. Foram executadas atividades no ambiente escolar, respeitando e se adequando ao cronograma das escolas. Para atender o publico de alunos geral das escolas foi realizada a exposição de material biológico, contemplado a demonstração de todas as fases do ciclo de vida do Aedes aegypti. Foi realizada a 1ª Gincana Xô mosquito, com a participação de equipes formadas com turmas de cada uma das 4 escolas. As atividades da gincana contemplaram a vigilância ambiental, como medida sócio educativa essencial para a prevenção contra o A. aegypti. Para integrar os alunos na campanha foram realizadas atividades dinâmicas e integradas com ferramentas de comunicação e de educação digitais de fácil acesso. Na gincana XÔ MOSQUITO enfatizamos na prática, a importância do papel consciente dos estudantes, os quais são grandes propagadores em seus lares e comunidade dos ensinamentos aprendidos. O projeto valoriza os professores e coordenadores. O conjunto de novas metodologias apresentadas na tecnologia social XÔ MOSQUITO é inovador, sustentável e ambientalmente correto, apresentando grande potencial de impactar socialmente a população da Cidade Estrutural-DF com a redução dos níveis populacionais de A. aegypti na comunidade. 

Conclusão

Após o primeiro semestre em 2018 de execução da campanha Xô mosquito, na comunidade escolar da Cidade estrutural, com a implementação de uma inovadora tecnologia Social concluímos que:

A mais poderosa arma contra o mosquito da dengue são crianças conscientes, desafiadas e com objetivo de brincar de caçar mosquito, juntas com seus pais e responsáveis….”

Apoio